Categorias
artigos pessoal

Curta da semana

Depois de passar por um período de engorda na estação marinha acabamos voltando 1 semana antes, pois os bichos não estavam grávidos e o microscópio quebrado. Chegamos no aeroporto de manhã (2 horas de ônibus até Gotemburgo), fizemos o checkin, passamos pela segurança, compramos o limite de álcool no duty free e ao chegar no portão vimos que nosso vôo tinha sido cancelado… Estavamos com amostras à -20 °C e animais vivos na mala. O vôo era direto, 1h até Bergen; nosso caminho acabou sendo: Gotemburgo > 30min > Copenhagen > 65min > Oslo > 40min > Bergen. Mas tudo chegou bem.

Hoje estava voltando pra casa quando uma dupla de garotas norueguesas me aborda. Achei que iam pedir alguma informação, maaas… “olá, blabla, queríamos saber se conhece o livro blabla?” (…) “somos mórmons” haha. Disse que elas tinham parado a pessoa errada, mas ela insistiu que eu era a pessoa certa. Eu disse que “seguia” outro livro, ela retrucou perguntando se não achava que deus e evolução podem estar juntos… (hmmm). Perguntou se eu já tinha visto alguma prova da evolução. Perguntou se já tinha visto por mim mesmo alguma evidência da evolução… Explicaram como o mundo criado por deus era maravilhoso, mas concordaram que as moscas não vão para o céu quando morrem pois não possuem “espírito”. Discutimos sobre o que é uma teoria científica e que nem a gravidade (nem a evolução) são uma “teoria” no sentido leigo; sobre como a ciência não prova nada e funciona com dados e evidências mensuráveis e reproduzíveis; sobre evidências da evolução (aproveitei pra falar sobre meu projeto). Entre outras coisas mais como garantir a vida eterna. A igreja tem até filial no brasil, ela me disse o nome em português pra ver se eu conhecia.

Claro que não foi assim pá-pum e as vezes é difícil pensar na melhor resposta (foi o que fiquei pensando no resto do caminho). Ela me ofereceu o “livro” de grátis além de um panfleto do site mórmon. Agradeci e recusei polidamente. Ela me acusou de contradição, se eu era a favor de entender o mundo a partir de evidências porque não queria aceitar essa fonte de informações mórmon, estava ignorando dados… Tive que concordar e assumi ignorar algumas coisas da realidade 😛 Pelo menos elas tiveram menos tempo para converter outras pessoas nessa noite.

Por Bruno C. Vellutini

Biólogo evolutivo interessado em embriões e larvas de invertebrados marinhos.

2 respostas em “Curta da semana

É Nelas…ainda bem que foi você, por que se fosse o Japonês era capaz dele falar que era satanista! E os caras são piores que vendedores…não desistem nunca!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *