Categorias
pessoal notas

500 mil

Meio milhão de vidas interrompidas. Por uma doença que tem cura. Por uma doença evitável com distanciamento e máscaras. Por causa de um governo que age para espalhar o vírus. Por causa de um governo que não comprou vacina. Não. Comprou. Vacina. Essa é a dimensão do absurdo. Esse é o preço de rifar o país nas mãos de um psicopata de extrema direita. Não podemos normalizar esse governo hediondo. Não é uma escolha difícil.

Minha solidariedade às famílias que perderam seus entes queridos.

Categorias
notas pessoal

Isolados porém juntos

Começando mais um ano. O último censo sugere que a população de camarões cresceu 10x durante o período. Agora os indivíduos distribuem-se em três faixas etárias: crianças, jovens e adultos, com hábitos e comportamentos distintos. Apesar disso, encontram-se ocasionalmente nas áreas comuns para compartilhar refeições com seu núcleo familiar. A expectativa para este ano é de crescimento exponencial.

20201225 180951 013929292243039026394
Ceia da virada.
Categorias
histórias pessoal

Segunda onda à toda

Categorias
histórias biologia

Livro sobre o Araçá

Categorias
notas pessoal

Outro dia na beira do rio

Categorias
biologia artigos

Vida na Baía do Araçá: diversidade e importância

O livro Vida na Baía do Araçá: diversidade e importância é uma referência fantástica para entender o papel estrutural que os mangues exercem em nossos ecossistemas e sociedade.

Além de oferecer alimento e abrigo a inúmeras espécies, os manguezais da baía atuam na filtragem de poluentes e na proteção da linha da costa

Com linguagem acessível e muitas imagens, o livro resume tudo que conhecemos sobre os resquícios de mangue da baía do Araçá em São Sebastião, São Paulo. Uma visão integrada dos aspectos históricos da região, da sua biodiversidade extraordinária e de sua riqueza que sustenta populações locais.

Areia na baía do Araçá.
Traços da fauna local na areia da baía do Araçá. Foto: Gabriel Monteiro.

Enterrada nos fundos de areia e lama, ou agarrada às rochas, vive uma imensa variedade de organismos de grande importância à vida marinha e humana

O livro foi organizado pela UNICAMP com suporte do Programa Biota FAPESP em colaboração com diversos institutos e pesquisadores. É bonito e grátis! Ótimo para conhecer um pouco mais sobre tudo que acontece em nossos manguezais.

Amaral ACZ, Turra A, Ciotti AM, Wongtschowski CLDBR and Schaeffer-Novelli Y (2016). Vida na Baía do Araçá: diversidade e importância. Editora Lume. http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=73818 (arquivo PDF).

Veja nosso post no Instagram e, caso queira explorar mais, visite também o tour da Baía do Araçá no Cifonauta que conta com mais de uma centena de fotos!

Categorias
biologia notas

Hoje o Cifonauta completa 9 anos

Siga o Cifonauta no Instagram, Facebook ou Twitter para descobrir um pouco mais sobre a fantástica biodiversidade marinha brasileira. Ou explore milhares de fotos e vídeos no site: http://cifonauta.cebimar.usp.br/

Aniversário de nove anos do Cifonauta
Estrela-do-mar de nove braços Luidia senegalensis. Fonte: Alvaro Migotto no http://cifonauta.cebimar.usp.br/media/9727/
Categorias
notas pessoal

Rascunhos de uma democracia digital

A Ministra Digital de Taiwan Audrey Tang falando sobre transparência radical, participação cívica e consenso aproximado. Algumas boas ideias para combater pandemias reais, pandemias virtuais e para atualizar um pouco nossas democracias.

Most people agree with most of their neighbours, on most of the things, on most of the time.

Audrey Tang
Categorias
notas biologia

CEBIMário sobre evo-devo de briozoários

Nesta quinta-feira, 27 de agosto de 2020 às 13:30 (horário de Brasília) darei uma palestra online no ciclo de seminários do Centro de Biologia Marinha da Universidade de São Paulo também conhecido como CEBIMários.

Poster CEBIMário
Link de acesso: https://meet.google.com/vht-uoij-ohv

Vou falar sobre como embriões evoluem baseado no meu trabalho com evo-devo de briozoários e clivagem espiral!

Edit: a palestra foi gravada e está no YouTube:

Categorias
biologia imagens notas

O blastóporo dos embriões de briozoários

Este é um embrião de briozoário mostrando seu blastóporo. Estes animais são discretos porém quase onipresentes nos mares e lagos do mundo todo.

Embrião de briozoário durante gastrulação mostrando seu blastóporo.
Embrião do briozoário Membranipora membranacea sob microscopia confocal.

O que vemos é o DNA dentro do núcleo das células desse embrião. O degradê de cores indica se os núcleos estão mais perto (amarelo) ou mais longe (roxo) da câmera do microscópio.

As células embrionárias se arranjam em círculo e formam uma abertura na parte central que chamamos de blastóporo. Esta abertura, nos briozoários, vai se tornar a boca do animal quando o embrião crescer.

Você pode acompanhar o processo em vídeo ou conhecer mais detalhes no artigo.

E a nossa boca, vem de onde?