Verme amendoim

Sipuncúlidos são vermes marinhos não-segmentados que tem a larva mais carismática dos oceanos, a pelagosfera:

Larva pelagosfera
Alvaro E. Migotto. Larva pelagosfera. Banco de imagens Cifonauta. Disponível em: http://cifonauta.cebimar.usp.br/photo/11960/ Acesso em: 2013-04-28.

As pelagosferas são bastante ativas e podem nadar por meses até assentar e se tornarem indivíduos adultos.

Os adultos são mais… vermiformes. Vivem no lodo, areia ou conchas, tem uma probóscide retrátil denominada de introverte (veja vídeo abaixo) com tentáculos em volta da boca e seu ânus fica no meio das “costas” (superfície dorsal).

Sipuncúlido adulto
Alvaro E. Migotto. Sipuncúlido. Banco de imagens Cifonauta. Disponível em: http://cifonauta.cebimar.usp.br/photo/11687/ Acesso em: 2013-04-28.

Sipuncúlido retraindo sua introverte.

Alguns são bonitos e até coloridos. E tem gente que come, claro! Descobri na Wikipedia que geléia de sipuncúlido é uma delicatessen de uma cidade na China. Nham!

Sipunculid worm jelly
A dish of Sipunculid worm jelly made with Sipunculus nudus 中文(繁體)‎: 土筍凍 Photo: SoHome Jacaranda Lilau

Enfim, queria mesmo era compartilhar o teste abaixo traduzido de um famoso livro texto de invertebrados. Com as figuras e links neste post fica fácil responder 😉

Sipuncula

Saiba mais sobre os sipuncúlidos no EoL.

Publicado por

Bruno

Biólogo evolutivo interessado em embriões and larvas de invertebrados marinhos.

2 comentários sobre “Verme amendoim”

    1. Puts, não conhecia essa dança do amendoim… Mas, sim! Sipuncula, Echiura e Pogonophora+Vestimentifera foram parar dentro de Polychaeta. Acho que a relação de cada um desses grupos com os outros poliquetos (oligoquetos também são poliquetos agora) ainda é incerta. Nos últimos trabalhos que vi, este e este, Sipuncula aparece como grupo irmão dos outros anelídeos algumas vezes, mas não sempre.

      O interessante é que apesar de Sipuncula e Echiura terem algumas características similares à anelídeos eles não tem nenhum sinal de segmentação do corpo. O fato deles serem agora anelídeos indica que a presença de segmentação é um caráter mais sujeito à mudanças do que se acreditava anteriormente, já que a hipótese mais aceita é que ela foi perdida independentemente nos 2 grupos. Além disso, quando a situação estiver melhor resolvida talvez até seja possível considerar se o ancestral comum dos anelídeos era ou não-segmentado. Essa história vou colocar em outro post quando der!

      Abs!

Os comentários estão fechados.